The sign of the art of cinema in research-experimentation: thoughts, conversation networks and the insurgency of the common

Authors

Keywords:

Cinematographic images, inventive curriculum, teacher education

Abstract

This article discusses research conducted at a Full-Time Municipal Early Childhood Education Center in [State name], where teachers shared experiences through their encounter with cinematographic images. It argues that these movements expand the teachers' capacity for action and curricular inventions. It concludes that cinematographic images enhance invention and resistance, enabling curricula that intertwine with difference and singularities.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto IV, vinculado ao Departamento de Teorias e Práticas de Ensino da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Núcleo Docente Estruturante do CE/Ufes (2014-2015) e (2022-2023). Membro da Comissão Permanente de Avaliação das Políticas Educacionais do CE/Ufes. Professora permanente e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes) e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGMPE/Ufes). Realizou estágio de pós-doutorado em Educação na linha de pesquisa Currículo e Culturas do Programa de Pós-Graduação em Educação e Inclusão Social, da FaE/UFMG. Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na linha de pesquisa "Cultura, Currículo e Formação de Educadores". Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq "Com-versações com as teorias pós-críticas em currículos, culturas e formação de professores" (PPGE/Ufes), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Culturas (GECC), da FAE/UFMG e do ESCRE(VI)VER: Grupo de estudos e pesquisa com narrativas em educação, da UFBA. Foi vice-coordenadora do GT Currículo da Anped no biênio 2019-2020 e coordenadora do GT Currículo no biênio 2020-2021. Membro do comitê científico da Anped no biênio 2017-2018. Atualmente é membro titular do comitê científico do GT Currículo da Anped, no biênio 2022/2024. Membro atuante na nova direção da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Membro do AERA. Pesquisador Capixaba (FAPES). Professor Visitante na Universidade de Corunã (UDC), Corunã, Galícia, Espanha, de agosto a outubro (3 meses), de 2024 como bolsista do Programa Institucional de Internacionalização (Capes PrInt). Bolsista do CNPQ - Pós-Doutorado Senior (2025-2026) no grupo de pesquisa "Currículo, Redes educativas e Imagens", coordenado pela professora Nilda Guimarães Alves no Programa de Pós-Gradiação em Educação da UERJ (PROPED/UERJ).

Fernanda Binda Alves Touret, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Educação (PPGE/Ufes), na linha de pesquisa "Docência, Currículos e Processos Culturais". Possui Especialização em Educação Infantil e Especial pela Universidade Cândido Mendes e Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Tecnologia FAESA (2001) . Atualmente é professor de Educação Infantil- PEB I da Prefeitura Municipal de Vitória. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil.Realiza formações para professores e profissionais da Educação Infantil pela Prefeitura Municipal de Vitória.Participa do grupo de pesquisa "Cartografia, infâncias, docências e currículos" (CNPQ) e do grupo de pesquisa "Com-Versações com as Teorias Pós-Críticas em Currículo e Formação de Professores", da Universidade Federal do Espírito Santo. Integrante do GT Avaliação - Prefeitura Municipal de Vitória/ES. (Texto informado pelo autor)

References

ALVES, N. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 62-74, maio/ago. 2003.

AUTOR 1. 2019.

AUTOR 1; ZOUAIN, A. C. S.; FERNANDES, N. M. G. 2021.

BISPO, A. S. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/PISEAGRAMA, 2023.

CARVALHO, J. M. Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir. ETD – Educação Temática Digital. Campinas, v. 21, n. 1, p. 47-62, jan./mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8650819.

CARVALHO, J. M. O cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis: DP et alii; Brasília: CNPq, 2009.

DELEUZE, G. Cinema 2: a imagem-tempo. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. 4. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.

DELEUZE, G. Proust e os signos. Tradução de Antonio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. v. 1. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Sueli Rolnik. v. 3. São Paulo: Editora 34, 2012.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñôz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DIAS, R. Pesquisa-intervenção e formação inventiva de professores. Revista Polis e Psique. Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 193-209, mar. 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/PolisePsique/article/view/53949. Acesso em: 3 maio 2024.

KASTRUP, V. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/NTNFsBzXts5GHp4Zk8sBbyF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 maio 2024.

ORTEGA, F. Para uma política da amizade: Arendt, Derrida, Foucault. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.

ROLNIK, S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas de desejo. Porto Alegre: Sulina, 2016.

ROLNIK, S. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.

THE LAST knit – Kutoja. [S. l.: s. n.]. 2005. 1 vídeo (6min 42seg). Direção: Laura Neuvonen. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YdK91XJUOYM. Acesso em: 20 maio 2024.

WUNDER, A.; MARQUES, D.; AMORIM, A. C. R. Pesquisa-experimentação com imagens, palavras e sons: forças e atravessamentos. Visualidades, Goiânia, v. 14, n. 1, 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/vis.v14i1.43043. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/43043. Acesso em: 9 jan. 2025.

Published

2025-05-09

Issue

Section

dossiê: Experimentações com palavras, imagens e sons na pesquisa em Educação - artigos