O signo da arte do cinema na pesquisa-experimentação: pensamentos, redes de conversações e a insurgência do comum

Autori

Parole chiave:

Imagens cinematográficas, currículo inventivo, formação de professores

Abstract

O artigo apresenta uma pesquisa realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral no [nome do estado], em que professoras compartilharam experiências a partir do encontro com as imagens cinematográficas. Argumenta que esses movimentos ampliam a potência de ação das professoras e as invenções curriculares. Conclui que as imagens cinematográficas potencializam a invenção e a resistência, permitindo currículos que se entrelaçam à diferença e às singularidades.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto IV, vinculado ao Departamento de Teorias e Práticas de Ensino da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Núcleo Docente Estruturante do CE/Ufes (2014-2015) e (2022-2023). Membro da Comissão Permanente de Avaliação das Políticas Educacionais do CE/Ufes. Professora permanente e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes) e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGMPE/Ufes). Realizou estágio de pós-doutorado em Educação na linha de pesquisa Currículo e Culturas do Programa de Pós-Graduação em Educação e Inclusão Social, da FaE/UFMG. Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na linha de pesquisa "Cultura, Currículo e Formação de Educadores". Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq "Com-versações com as teorias pós-críticas em currículos, culturas e formação de professores" (PPGE/Ufes), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Culturas (GECC), da FAE/UFMG e do ESCRE(VI)VER: Grupo de estudos e pesquisa com narrativas em educação, da UFBA. Foi vice-coordenadora do GT Currículo da Anped no biênio 2019-2020 e coordenadora do GT Currículo no biênio 2020-2021. Membro do comitê científico da Anped no biênio 2017-2018. Atualmente é membro titular do comitê científico do GT Currículo da Anped, no biênio 2022/2024. Membro atuante na nova direção da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Membro do AERA. Pesquisador Capixaba (FAPES). Professor Visitante na Universidade de Corunã (UDC), Corunã, Galícia, Espanha, de agosto a outubro (3 meses), de 2024 como bolsista do Programa Institucional de Internacionalização (Capes PrInt). Bolsista do CNPQ - Pós-Doutorado Senior (2025-2026) no grupo de pesquisa "Currículo, Redes educativas e Imagens", coordenado pela professora Nilda Guimarães Alves no Programa de Pós-Gradiação em Educação da UERJ (PROPED/UERJ).

Fernanda Binda Alves Touret, Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Educação (PPGE/Ufes), na linha de pesquisa "Docência, Currículos e Processos Culturais". Possui Especialização em Educação Infantil e Especial pela Universidade Cândido Mendes e Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Tecnologia FAESA (2001) . Atualmente é professor de Educação Infantil- PEB I da Prefeitura Municipal de Vitória. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil.Realiza formações para professores e profissionais da Educação Infantil pela Prefeitura Municipal de Vitória.Participa do grupo de pesquisa "Cartografia, infâncias, docências e currículos" (CNPQ) e do grupo de pesquisa "Com-Versações com as Teorias Pós-Críticas em Currículo e Formação de Professores", da Universidade Federal do Espírito Santo. Integrante do GT Avaliação - Prefeitura Municipal de Vitória/ES. (Texto informado pelo autor)

Riferimenti bibliografici

ALVES, N. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 62-74, maio/ago. 2003.

AUTOR 1. 2019.

AUTOR 1; ZOUAIN, A. C. S.; FERNANDES, N. M. G. 2021.

BISPO, A. S. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora/PISEAGRAMA, 2023.

CARVALHO, J. M. Macro/micropolítica, cotidiano escolar e constituição de um corpo coletivo em devir. ETD – Educação Temática Digital. Campinas, v. 21, n. 1, p. 47-62, jan./mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v21i1.8650819.

CARVALHO, J. M. O cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis: DP et alii; Brasília: CNPq, 2009.

DELEUZE, G. Cinema 2: a imagem-tempo. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. 4. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021.

DELEUZE, G. Proust e os signos. Tradução de Antonio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. v. 1. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Sueli Rolnik. v. 3. São Paulo: Editora 34, 2012.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñôz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DIAS, R. Pesquisa-intervenção e formação inventiva de professores. Revista Polis e Psique. Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 193-209, mar. 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/PolisePsique/article/view/53949. Acesso em: 3 maio 2024.

KASTRUP, V. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/NTNFsBzXts5GHp4Zk8sBbyF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 5 maio 2024.

ORTEGA, F. Para uma política da amizade: Arendt, Derrida, Foucault. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.

ROLNIK, S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas de desejo. Porto Alegre: Sulina, 2016.

ROLNIK, S. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.

THE LAST knit – Kutoja. [S. l.: s. n.]. 2005. 1 vídeo (6min 42seg). Direção: Laura Neuvonen. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YdK91XJUOYM. Acesso em: 20 maio 2024.

WUNDER, A.; MARQUES, D.; AMORIM, A. C. R. Pesquisa-experimentação com imagens, palavras e sons: forças e atravessamentos. Visualidades, Goiânia, v. 14, n. 1, 2016. DOI: https://doi.org/10.5216/vis.v14i1.43043. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/43043. Acesso em: 9 jan. 2025.

Pubblicato

2025-05-09

Fascicolo

Sezione

dossiê: Experimentações com palavras, imagens e sons na pesquisa em Educação - artigos