Narrativas em profusão: vivências e mergulhos epistêmicos de uma professora alfabetizadora

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Résumé

 

Este artigo emerge como fruto de uma pesquisa de dissertação que mergulhou profundamente na exploração da experiência singular do processo de alfabetização. O foco central desta investigação reside na narrativa, mais especificamente na articulação da autobiografia e das narrativas ficcionais como veículos para a compreensão e o interrogatório dos alicerces epistemológicos subjacentes à pesquisa narrativa no contexto educacional. Ao longo do percurso formativo narrado, a jornada pela aquisição da alfabetização se desdobrou não apenas como um processo técnico, mas como um relato entrelaçado de experiências, desafios e descobertas. Ao revisitar e explorar vivências e a história da alfabetização no Brasil, a lapidação deste artigo está ancorada na problemática: em que medida as minhas experiências como professora alfabetizadora transform(ou/a) o meu ser/fazer docente? O que permite entender a pesquisa narrativa autobiográfica como viável, válida e alternativa rica no estudo sobre o ser humano. Em se tratando da história da alfabetização no Brasil, ela é caracterizada por embates econômicos, sociais, políticos, metodológicos que sempre existiram.

Palavras-chave: Pesquisa Narrativa (Auto)biográfica. Alfabetização. Formação Docente.

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Euripa Aparecida Ribeiro de Alcântara, Universidade Federal do Triãngulo Mineiro

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Coordenadora Pedagógica do Período de Permanência Integral e Professora regente do 1º ano Fundamental 1 do Colégio Nossa Senhora das Dores – CNSD/Uberaba. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Perspectiva Ecologista de Educação.

 

Thiago Henrique Barnabé Corrêa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Thiago Henrique Barnabé Corrêa é licenciado em Química e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio pós-doutoral em Educação pela Universidade de Sorocaba. É professor/pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

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2024-08-30

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