Narrativas em profusão: vivências e mergulhos epistêmicos de uma professora alfabetizadora

Autori

Abstract

 

Este artigo emerge como fruto de uma pesquisa de dissertação que mergulhou profundamente na exploração da experiência singular do processo de alfabetização. O foco central desta investigação reside na narrativa, mais especificamente na articulação da autobiografia e das narrativas ficcionais como veículos para a compreensão e o interrogatório dos alicerces epistemológicos subjacentes à pesquisa narrativa no contexto educacional. Ao longo do percurso formativo narrado, a jornada pela aquisição da alfabetização se desdobrou não apenas como um processo técnico, mas como um relato entrelaçado de experiências, desafios e descobertas. Ao revisitar e explorar vivências e a história da alfabetização no Brasil, a lapidação deste artigo está ancorada na problemática: em que medida as minhas experiências como professora alfabetizadora transform(ou/a) o meu ser/fazer docente? O que permite entender a pesquisa narrativa autobiográfica como viável, válida e alternativa rica no estudo sobre o ser humano. Em se tratando da história da alfabetização no Brasil, ela é caracterizada por embates econômicos, sociais, políticos, metodológicos que sempre existiram.

Palavras-chave: Pesquisa Narrativa (Auto)biográfica. Alfabetização. Formação Docente.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Euripa Aparecida Ribeiro de Alcântara, Universidade Federal do Triãngulo Mineiro

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Coordenadora Pedagógica do Período de Permanência Integral e Professora regente do 1º ano Fundamental 1 do Colégio Nossa Senhora das Dores – CNSD/Uberaba. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Perspectiva Ecologista de Educação.

 

Thiago Henrique Barnabé Corrêa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Thiago Henrique Barnabé Corrêa é licenciado em Química e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio pós-doutoral em Educação pela Universidade de Sorocaba. É professor/pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Riferimenti bibliografici

BOTO, Carlota; ALBUQUERQUE, Suzana Lopes. Entre idas e vindas: Porto Alegre, v. 22, n. 56 set./dez., p. 16-37, 2018.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. Disponível em: https:// doi.org/10.7476/9788575114698. Acesso em: 16 maio 2020.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisa-formação e histórias de vida de professoras brasileiras e portuguesas: reflexões sobre tessituras teórico-metodológicas. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 37-48, ago./dez. 2009.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores/as: um olhar dirigido à literatura educacional. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio (Org.). Histórias de Vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet: Faperj, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF. 2019.

CANÁRIO, Rui (2005). O que é a Escola? Um “Olhar” Sociológico. Porto: Porto Editora.DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 133-147, 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526 Acesso em: 10 nov. 2020.

DISEGNA, Bruna Bissolotti. MELLO, Darlize Teixeira de. Política Nacional de Alfabetização (PNA e o silenciamento do letramento). Revista de Iniciação Científica da Ulbra. vol. 18, 2020.

ALCÂNTARA, Euripa Aparecida Ribeiro de. Navegar é Preciso: memórias de uma professora alfabetizadora à deriva. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2023.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 7. ed. São Paulo: Cortez,1999.

FERREIRO, Emilia.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

FIUZA, Ana Cristina Borges. Todo Cambia: ousadia criativa nas práticas pedagógicas cotidianas de uma professora de espanhol como língua estrangeira. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Triângulo Mineiro, 2024.

FIUZA, Ana Cristina Borges; ALCANTARA, Euripa Aparecida Ribeiro de; GONCALVES, Kelly Cristina Souza; CORRÊA, Thiago Henrique Barnabé. A narrativa (auto)biográfica e ficcional como modos outros de habitar a pesquisa em educação. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 15, p. 4418-4436, 2023.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’Água, 1997.

LARROSA, Jorge. Narrativa, identidad y desidentificación. In: LARROSA, Jorge. La experiencia de la leitura. Barcelona: Laertes, 1996. p.461-482.

MARCÍLIO, Maria Luiza. História da Alfabetização no Brasil. 1. Ed., 1. Reimpr. – São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2023.

MEC. Ministério de Educação e Cultura. Ensino Fundamental de Nove Anos: Passo a Passo do Processo de Implantação 2ª edição. Brasília, 2009.

MELLO, Dilma Maria de. Histórias de subversão do currículo, conflitos e resistências: buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do Curso de Letras. São Paulo, 2004.

MORTATTI, Maria do Rosário. Métodos de alfabetização no Brasil: uma história concisa / Maria do Rosário. Mortatti. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2019.

MORTATTI, Maria do Rosário. Alfabetização. In: Revista Nova Escola. São Paulo: Editora Abril Ltda, ano XXI, n.197, p.55-58, nov./2006.

MORTATTI, Maria do Rosário. (Org.) Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. São Paulo: Unesp; Marília: Cultura Acadêmica, 2011a.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p.13-33.

OLIVEIRA, Paulo de. História da educação no Brasil período Jesuítico. Monografia apresentada pela Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2005.

REIGOTA, Marcos. Da etnografia às narrativas ficcionais da práxis ecologista uma proposta metodológica. Revista de Estudos Universitários. Sorocaba, SP, v. 25, junho, p. 35 -60, 2019.

SILVA, Armindo Gil Maia. Estratégias de design gráfico para a construção da legibilidade na iniciação à leitura - A Cartilha Maternal de João de Deus: um caso particular de pensamento gráfico. Tese (Doutorado em Design de Comunicação). Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, Portugal, 2018.

SILVA, Ezequiel Theodoro da et al (Org.). Alfabetização no Brasil: questões e provocações da atualidade. Campinas: Autores Associados, 2007.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.

SOUZA, Elizeu Clementino. (Org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2006.

STREET, Brian. Literacy in theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

Pubblicato

2024-08-30

Fascicolo

Sezione

Artigos