Deslocar e fotografar: as geografias e suas alteridades

Auteurs-es

Mots-clés :

Educação, Geografia, Alteridade, Fotografia, Deslocamento

Résumé

Objetivamos, neste ensaio, apresentar uma experiência fotográfica em torno da ideia de duração, objetivada por meio de enquadramentos fotográficos que embaralharam o tempo do obturador da máquina fotográfica, transformando um dado espaço percorrido em grafias de luzes e sombras. A problemática a ser confrontada diz respeito a um jeito de fotografar que transformou as estradas e suas linhas retas em uma mistura de espaços e tempos, materializados numa experiência estética-política, que clama por uma legibilidade menos afeita a representar algo ou alguma coisa, e mais disposta a camerar um tempo-espaço dançarino. Nossa hipótese de trabalho é que ao nos dispormos a fotografar e a ler o que fotografamos, deslocando a alteridade para fora de uma subjetividade individualizada, tomamos o próprio deslocamento geográfico como o outro dessa experiência. Dentre as conclusões do texto, destaca-se o efeito das espacialidades nos corpos e vice-versa, não no sentido de um determinismo geográfico, mas de agenciamentos entre um e outro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ingrid Rodrigues Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS). Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades, e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Culturas Visuais (Miragem/USP). 

Valéria Cazetta, Universidade de São Paulo

É professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). É licenciada em Geografia (1998), mestre (2002) e doutora (2005) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). É livre-docente (2022) na área de Ciências Humanas e Artes pela EACH-USP. Pesquisadora contemplada no Edital Sabático 2020, do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa, com o projeto "A Tatuagem no Brasil: Trajetórias e Tendências de uma Prática". Participou dos projetos de pesquisa interinstitucionais: "Imagens, geografias e educação", desenvolvido com financiamento do CNPq, e "As telas da Escola: cinema e professores de geografia". Colaborou no projeto "Identidades docentes e culturas profissionais", com financiamento da FAPESP. É membro da Rede Internacional de Pesquisa "Imagens, geografias e educação" (www.geoimagens.net). Coordena o Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Culturas Visuais, certificado pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. É credenciada no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo trabalhos de pesquisa multidisciplinares, na fronteira entre imagens (tatuagens, fotografias, audiovisual e cartografia), estudos culturais, geografias e educação. (Fonte: Currículo Lattes)

Références

BORGES, Cristian. Da pose fotográfica à passagem cinematográfica: fundamentos da imagem fotossensível. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, Brasil, v. 38, n. 35, p. 153-167, 2011.

BORGES, Cristian. A mecânica do corpo e a inteligência da máquina. In: SAURA, S. C.; ZIMMERMANN, A. C. (org.). Cinema e Corpo. São Paulo: Laços, 2016, p. 263-278.

CAZETTA, Valéria. As coreo-geo-grafias em Pina: para fazer a geografia dançar. Entre-Lugar, Dourados, v.4, n.7, p.19-31, 2013. Disponível em: <https://repositorio.usp.br/bitstream/handle/BDPI/45566/AS%20COREOGEOGRAFIAS%20EM%20PINA.pdf>. Acesso em 11 abr. 2024.

CAZETTA, Valéria; PREVE, Ana Maria Hoepers. Uma cartografia que pode dançar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 857–874, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i4.8646438. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438. Acesso em: 11 abr. 2024.

FABRIS, Annateresa. A captação do movimento: do instantâneo ao fotodinamismo. In: Ars v.2, n. 4, São Paulo, 2004, p. 50­77. Disponível em <https://doi.org/10.1590/S1678-53202004000400005>. Acesso em: 11 abr. 2024.

GONÇALVES, Ingrid Rodrigues; CAZETTA, Valéria. Encontro para pensar gestos e restos: onde estão as imagens do improvável?. In: Anais do V Colóquio Internacional A educação pelas imagens e suas geografias. Florianópolis, 2017.

GONÇALVES, Ingrid Rodrigues. Kino-memórias. In: Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual. (Org.). Vi Vendo...História e Histórias de 10 anos de Oficinas Kinoforum. 1ed. São Paulo: Kinoforum, 2012.

GONÇALVES, Ingrid Rodrigues. simbiOlhO;(se...). Ensaio fotográfico, 2011.

LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2015.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e Pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.

RODRIGUES, Osvaldino Marra. Zenão de Eléia, discípulo de Parmenides: um esboço. Kínesis, Vol. I, n° 02, Out-233. 2009, p. 231 – 247.

SÁ TEIXEIRA, Pedro. Construções imagéticas: ensaios da relação espaço-tempo na imagem-fixa. Tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Design da Imagem. 2014. Disponível em: <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/79210/2/35273.pdf>. Acesso em Acesso em 11 abr. 2024.

Materiais audiovisuais

GO! Go! Go!. Marie Menken. 12 min. Estados Unidos. 1964.

CINEMA de Guerrilha. Evaldo Mocarzel. 72 min. Brasil. 2010.

Téléchargements

Publié-e

2024-06-08

Numéro

Rubrique

Dossiê – Artigos