Desplazar y fotografiar: las geografías y sus alteridades

Autores/as

Palabras clave:

Educación, Geografía, Alteridad, Fotografía, Desplazamiento

Resumen

El objetivo de este ensayo es presentar una experiencia fotográfica en torno a la idea de duración, lograda a través de encuadres fotográficos que barajan el tiempo del obturador de la cámara, transformando un determinado espacio recorrido en grafías de luces y sombras. La problemática a abordar se refiere a una forma de fotografiar que ha transformado las carreteras y sus líneas rectas en una mezcla de espacios y tiempos, materializada en una experiencia estético-política que clama por una legibilidad menos inclinada a representar algo o alguien, y más dispuesta a capturar un tiempo-espacio danzante. Nuestra hipótesis de trabajo es que al disponernos a fotografiar y leer lo que fotografiamos, desplazando la alteridad fuera de una subjetividad individualizada, tomamos el propio desplazamiento geográfico como el otro de esta experiencia. Entre las conclusiones del texto, destacamos el efecto de las espacialidades en los cuerpos y viceversa, no en el sentido de un determinismo geográfico, sino de agenciamientos entre uno y otro.

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Biografía del autor/a

Ingrid Rodrigues Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS). Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades, e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Culturas Visuais (Miragem/USP). 

Valéria Cazetta, Universidade de São Paulo

É professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). É licenciada em Geografia (1998), mestre (2002) e doutora (2005) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). É livre-docente (2022) na área de Ciências Humanas e Artes pela EACH-USP. Pesquisadora contemplada no Edital Sabático 2020, do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa, com o projeto "A Tatuagem no Brasil: Trajetórias e Tendências de uma Prática". Participou dos projetos de pesquisa interinstitucionais: "Imagens, geografias e educação", desenvolvido com financiamento do CNPq, e "As telas da Escola: cinema e professores de geografia". Colaborou no projeto "Identidades docentes e culturas profissionais", com financiamento da FAPESP. É membro da Rede Internacional de Pesquisa "Imagens, geografias e educação" (www.geoimagens.net). Coordena o Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Culturas Visuais, certificado pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. É credenciada no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo trabalhos de pesquisa multidisciplinares, na fronteira entre imagens (tatuagens, fotografias, audiovisual e cartografia), estudos culturais, geografias e educação. (Fonte: Currículo Lattes)

Citas

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Materiais audiovisuais

GO! Go! Go!. Marie Menken. 12 min. Estados Unidos. 1964.

CINEMA de Guerrilha. Evaldo Mocarzel. 72 min. Brasil. 2010.

Publicado

2024-06-08

Número

Sección

Dossiê – Artigos