Deslocar e fotografar: as geografias e suas alteridades

Autori

Parole chiave:

Educação, Geografia, Alteridade, Fotografia, Deslocamento

Abstract

Objetivamos, neste ensaio, apresentar uma experiência fotográfica em torno da ideia de duração, objetivada por meio de enquadramentos fotográficos que embaralharam o tempo do obturador da máquina fotográfica, transformando um dado espaço percorrido em grafias de luzes e sombras. A problemática a ser confrontada diz respeito a um jeito de fotografar que transformou as estradas e suas linhas retas em uma mistura de espaços e tempos, materializados numa experiência estética-política, que clama por uma legibilidade menos afeita a representar algo ou alguma coisa, e mais disposta a camerar um tempo-espaço dançarino. Nossa hipótese de trabalho é que ao nos dispormos a fotografar e a ler o que fotografamos, deslocando a alteridade para fora de uma subjetividade individualizada, tomamos o próprio deslocamento geográfico como o outro dessa experiência. Dentre as conclusões do texto, destaca-se o efeito das espacialidades nos corpos e vice-versa, não no sentido de um determinismo geográfico, mas de agenciamentos entre um e outro.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Ingrid Rodrigues Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS). Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades, e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Culturas Visuais (Miragem/USP). 

Valéria Cazetta, Universidade de São Paulo

É professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). É licenciada em Geografia (1998), mestre (2002) e doutora (2005) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). É livre-docente (2022) na área de Ciências Humanas e Artes pela EACH-USP. Pesquisadora contemplada no Edital Sabático 2020, do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa, com o projeto "A Tatuagem no Brasil: Trajetórias e Tendências de uma Prática". Participou dos projetos de pesquisa interinstitucionais: "Imagens, geografias e educação", desenvolvido com financiamento do CNPq, e "As telas da Escola: cinema e professores de geografia". Colaborou no projeto "Identidades docentes e culturas profissionais", com financiamento da FAPESP. É membro da Rede Internacional de Pesquisa "Imagens, geografias e educação" (www.geoimagens.net). Coordena o Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Culturas Visuais, certificado pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. É credenciada no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Universidade de São Paulo (USP), desenvolvendo trabalhos de pesquisa multidisciplinares, na fronteira entre imagens (tatuagens, fotografias, audiovisual e cartografia), estudos culturais, geografias e educação. (Fonte: Currículo Lattes)

Riferimenti bibliografici

BORGES, Cristian. Da pose fotográfica à passagem cinematográfica: fundamentos da imagem fotossensível. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, Brasil, v. 38, n. 35, p. 153-167, 2011.

BORGES, Cristian. A mecânica do corpo e a inteligência da máquina. In: SAURA, S. C.; ZIMMERMANN, A. C. (org.). Cinema e Corpo. São Paulo: Laços, 2016, p. 263-278.

CAZETTA, Valéria. As coreo-geo-grafias em Pina: para fazer a geografia dançar. Entre-Lugar, Dourados, v.4, n.7, p.19-31, 2013. Disponível em: <https://repositorio.usp.br/bitstream/handle/BDPI/45566/AS%20COREOGEOGRAFIAS%20EM%20PINA.pdf>. Acesso em 11 abr. 2024.

CAZETTA, Valéria; PREVE, Ana Maria Hoepers. Uma cartografia que pode dançar. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 857–874, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i4.8646438. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646438. Acesso em: 11 abr. 2024.

FABRIS, Annateresa. A captação do movimento: do instantâneo ao fotodinamismo. In: Ars v.2, n. 4, São Paulo, 2004, p. 50­77. Disponível em <https://doi.org/10.1590/S1678-53202004000400005>. Acesso em: 11 abr. 2024.

GONÇALVES, Ingrid Rodrigues; CAZETTA, Valéria. Encontro para pensar gestos e restos: onde estão as imagens do improvável?. In: Anais do V Colóquio Internacional A educação pelas imagens e suas geografias. Florianópolis, 2017.

GONÇALVES, Ingrid Rodrigues. Kino-memórias. In: Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual. (Org.). Vi Vendo...História e Histórias de 10 anos de Oficinas Kinoforum. 1ed. São Paulo: Kinoforum, 2012.

GONÇALVES, Ingrid Rodrigues. simbiOlhO;(se...). Ensaio fotográfico, 2011.

LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2015.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e Pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.

RODRIGUES, Osvaldino Marra. Zenão de Eléia, discípulo de Parmenides: um esboço. Kínesis, Vol. I, n° 02, Out-233. 2009, p. 231 – 247.

SÁ TEIXEIRA, Pedro. Construções imagéticas: ensaios da relação espaço-tempo na imagem-fixa. Tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Design da Imagem. 2014. Disponível em: <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/79210/2/35273.pdf>. Acesso em Acesso em 11 abr. 2024.

Materiais audiovisuais

GO! Go! Go!. Marie Menken. 12 min. Estados Unidos. 1964.

CINEMA de Guerrilha. Evaldo Mocarzel. 72 min. Brasil. 2010.

Pubblicato

2024-06-08

Fascicolo

Sezione

Dossiê – Artigos