Entre apropriações criativas e cineconversas: uma experiência de curadoria educativa na universidade como meio de ‘estar junto’
Mots-clés :
cinema e educação, apropriação criativa, cineconversas, curadoria educativaRésumé
O presente artigo propõe uma reflexão sobre uma experiência de curadoria educativa dentro da universidade como meio de ‘estar junto’. Durante o X Seminário de Laboratórios e Grupos de Pesquisa em Educação, Imagens e Sons, realizado no Rio de Janeiro e São Gonçalo, em 2024, realizamos duas sessões de curtas metragens para promover cineconversas a partir dos filmes. Seguimos a perspectiva de um relato de experiência, tendo como abordagem teórico-metodológica o estudo nos/dos/com os cotidianos, entendendo as sessões propostas como um momento de encontro, troca e produção de conhecimento através dos sons e imagens apresentados.
Téléchargements
Références
ALVES, Nilda; RAMOS, Andréia. ‘Cineconversas’ para ‘verouvirsentirpensar’ o filme “O Guri” nos cotidianos escolares. Quaestio: revista de estudos em educação, Sorocaba, SP, v. 24, 2022. pp. 1-20.
BERGALA, Alain. A Hipótese-cinema. Rio de Janeiro: Cinead/UFRJ/Booklink, 2008.
FRESQUET, Adriana. Cinema e Educação. Belo Horizonte: Autênica, 2013.
GUERREIRO, Alexandre. Cinema Afirmativo: alteridade, educação e direitos humanos. Rio de Janeiro. Ed.Autor, 2021.
ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Ed. 34, 1999. JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994. LEONZINI, N. "Apresentação". In: OBRIST, H. Uma Breve História da Curadoria. São Paulo: BEI Comunicação, 2010, p. 9-11
MARTINS, Miriam. Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexão e Ação – Revista do Departamento de Educação/UNISC, vol. 14, n.1, jan/jun 2006, p.9-27
MARTINS, Miriam; e PICOSQUE, Gisa. Inventário dos Achados - O olhar do professor-escavador de sentidos - 4a. Bienal. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2003.
PRETO, Nelson. Uma escola sem/com futuro. Salvador: EDUFBA, 2013.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tomo 3. Campinas, SP: Papirus, 1997. TEJO, C. Não se nasce curador, torna-se curador. In: RAMOS, A. D. (org). Sobre o Ofício do Curador. Porto Alegre: Zouk, 2010, p. 149-163
VERGARA, Luís. Curadoria Educativa: Percepção Imaginativa/Consciência do Olhar. In: CERVETTO, Renata; LÓPEZ, Miguel. Agite antes de usar: deslocamentos educativos, sociais e artísticos na América Latina. São Paulo: Edições Sesc, 2018.
WANZELER, Eglê; MENEZES, Maria Quitéria. A produção de audiovisuais como narrativa de construção do conhecimento científico e de emancipação social: a experiência da TV Lepete. ReDoc – Revista Docência e Cibercultura. Rio de Janeiro. V.5, n.1, jan/abr.2021. pp.155-166.