Entre apropriações criativas e cineconversas: uma experiência de curadoria educativa na universidade como meio de ‘estar junto’

Autores

Palavras-chave:

cinema e educação, apropriação criativa, cineconversas, curadoria educativa

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre uma experiência de curadoria educativa dentro da universidade como meio de ‘estar junto’. Durante o X Seminário de Laboratórios e Grupos de Pesquisa em Educação, Imagens e Sons, realizado no Rio de Janeiro e São Gonçalo, em 2024, realizamos duas sessões de curtas metragens para promover cineconversas a partir dos filmes. Seguimos a perspectiva de um relato de experiência, tendo como abordagem teórico-metodológica o estudo nos/dos/com os cotidianos, entendendo as sessões propostas como um momento de encontro, troca e produção de conhecimento através dos sons e imagens apresentados.

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Biografia do Autor

Alexandre Silva Guerreiro, UERJ

Alexandre Silva Guerreiro é doutor em Comunicação pelo PPGCOM/UFF. Em sua pesquisa de pós-doutoramento no PPGE/UFRJ, desenvolveu a pesquisa “Cinema Afirmativo: alteridade, educação e direitos humanos”. Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais, na mesma instituição.

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Publicado

2025-05-09

Edição

Seção

dossiê: Experimentações com palavras, imagens e sons na pesquisa em Educação - artigos