Conficções: educação como invenção

Autores

Palavras-chave:

educação alternativa, documentário, experiência

Resumo

O artigo apresenta e analisa diferentes imagens e vídeos, capturados pela autora e por professoras de uma escola reconhecida como “alternativa”, em Florianópolis-SC. Por meio do documentário Conficções, objeto estético que reúne essas produções imagéticas, propõe uma experiência ao leitor que possibilite suscitar novos modos de narrar o que entendemos por educação "alternativa”, privilegiando as linhas de fuga que indicam a potência das mudanças na maneira de (re)pensar a escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriele Nigra Salgado, UFSC

Gabriele Nigra Salgado é licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora/pesquisadora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFSC.

Referências

BARBOSA, Camila.; PREVE, Ana. Maria Hoepers. Geografias em deriva. Revista Digital do LAV, Santa Maria: CED, vol. 10, n. 3 p. 17-30, set./dez, 2017.

BARTHES, Roland. O império dos signos. São Paulo: Martins Fontes, 2007, 164p.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1984, 91p.

BARRERA, Tathyana, Gouvêia. O Movimento Brasileiro de Renovação Educacional no início do Século XXI. 2016. 276 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo (Faculdade de Educação, USP), São Paulo, 2016.

COSTA, Gilcilene Dias da; CARDOSO, Roseli Moraes. Uma educação como invenção em Dalcídio Jurandir: a literatura como convite ao pensar/filosofar. IN: Anais da 37ª Reunião Nacional da ANPED, Florianópolis, 2015.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. São Paulo: Graal, 2009, 438p.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19. p.20-28, abril, 2002.

PASSOS, Eduardo.; KASTRUP, Virgínia.; ESCÓSSIA, Liliana da. (org.). Pistas do Método da Cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulinas, 2015, 106p.

OLIVEIRA JUNIOR, Wenceslao Machado de. M. A escuta das imagens. Linha Mestra, Campinas, v. 10, n. 29, p. 9-12, 2016.

SALGADO, Gabriele Nigra. Educação “Alternativa”: do discurso à imagem. 2018. 297 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina (Centro de Educação, UFSC), Florianópolis, 2018.

SILVA, Felipe. Vargas. da. No entre uma formação docente menor. Linha mestra, Campinas, n.33, p.73-82, 2017.

SILVEIRA, Eduardo. Dissecações do corpo de um docente-artista em escrituras experimentais. 2014. 397p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina (Centro de Educação, UFSC), Florianópolis, 2014.

WUNDER, Alik. Foto quase grafias, o acontecimento por fotografias de escolas. 2008. 127 p. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas (Faculdade de Educação, UNICAMP), Campinas, 2008.

Downloads

Publicado

2025-05-09

Edição

Seção

dossiê: Experimentações com palavras, imagens e sons na pesquisa em Educação - artigos