Coreografias para ler Paulo Freire

Autori

Parole chiave:

leitura performativa, corporeidade, Paulo Freire

Abstract

Neste artigo, discutimos como a corporeidade se faz presente na obra do educador brasileiro Paulo Freire. Comentamos sobre a importância da corporeidade nos processos de ensino-aprendizagem. Por fim, narramos uma proposta de leitura compositiva e performativa de trechos de livros de Paulo Freire, a qual envolveu a discussão das relações corpo-espaço no ensino-aprendizagem, leituras performativas e a instalação de textos na paisagem.

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Biografia autore

Luciana Mourão Arslan, UFU / UFG

Luciana Mourão Arslan é professora do Curso de Artes Visuais Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (IARTE/UFU) em Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. É graduada em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM) e em Dança pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tem mestrado em Artes pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e pós doutoramento (com bolsa CAPES) no Center for Body Mind and Culture da Florida Atlantic University com o filosofo Richard Shusteman. Este texto foi escrito durante uma licença para pós-doutoramento, com Thiago SantAnna do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás (UFG/FAV).

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Pubblicato

2025-05-09

Fascicolo

Sezione

dossiê: Experimentações com palavras, imagens e sons na pesquisa em Educação - artigos