O Texto no Muro

Autores

Palavras-chave:

leitura, livro, muro

Resumo

Trata-se de um olhar para o escrito e seus suportes, direcionado pela teoria da História Nova, com expoentes como Roger Chartier e sua investigação sobre a história do livro e da leitura. O livro no muro é dado a ler em um suporte diferente do que se está acostumado quando se pensa em um livro. No entanto, essa prática tem se multiplicado em experiências em grandes cidades como Brasília, minuciosamente abordada neste texto e em outras como Maceió, em projeto para colorir os muros dos bairros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Dias Cardoso Pereira, Secretaria Municipal de Educação (SME), Cornélio Procópio, PR, Brasil

Afiliação: Secretaria Municipal de Educação (SME), Cornélio Procópio, PR, Brasil.
Minibiografias: Silvana Dias Cardoso Pereira é  graduada em Letras (Porguês e Alemão) (Bacharel e Licenciada, FFLCH-USP, 1997), tem Mestrado em Educação (FE-Unicamp, 2006) e Doutorado em Educação (FE-Unicamp, 2021). É professora da Secretaria Municipal de Educação de Cornélio Procópio, em exercício em um 3o. ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Adão Vasco Sotille. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas (GPOPP) - UTFPR-CP, como vice-líder, e membro do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita (ALLE) - FE-Unicamp, desde os processos de Mestrado e Doutorado sob a orientação da Profa. Dra. Norma Sandra de Almeida Ferreira (2004-2021).
E-mail: pereirasilvana319@gmail.com 

David da Silva Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Cornélio Procópio, Paraná, Brasil

Afiliação: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, PR, Brasil. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) e do Departamento de Matemática (DAMAT-CP)
Minibiografias: David da Silva Pereira é graduado em Geografia (FFLCH, USP, 1997), tem Mestrado em Educação (FE-Unicamp, 2006) e Doutorado em Educação (IFCH, Unicamp, 2013). Realizou Estágio de Pós-Doutoramento (FE-Unicamp e Université Paris 8 - com bolsa CAPES COFECUB).

Marcelo Vicentin, Universidade Estadual de Campinas

Afiliação: Faculdade de Educção, Unicamp, Campinas, SP, Brasil. Professor colaborador do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação
Minibiografias: Marcelo Vicentin é  graduado em Comunicação Social (FAAP, 1997), tem Mestrado em Educação (USF, 2013) e Doutorado em Educação (USF, 2017). Realizou Estágio de Pós-Doutoramento (USF, 2022), sempre no Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Educação.

Referências

BARROS, H. O Menino Invisível. Ilustrações de Camilla Santos (Siren). S. Paulo: Peirópolis, 2021.

BARROS, J. A. História Cultural: um panorama teórico e historiográfico. T.E.X.T.O.S DE H.I.S.T.Ó.R.I.A. Revista do Programa de Pós-graduação em História da UnB. Dossiê Antigo Regime, v. 11, n. 1-2, p. 145-172, 2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/textos/article/view/27855. Acesso em 22 mar.2022.

CHARTIER, R. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1990.

CHARTIER, R. O Mundo Como Representação. In: Estudos Av., S. Paulo, 11(5), 1991. Disponível: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8601/10152. Acesso em 22.mar. 2022.

CHARTIER, R. “Do Livro à Leitura”. In: CHARTIER, R. (Org.). Práticas de Leitura. S. Paulo: Estação Liberdade, 1996, p. 77-105.

CHARTIER, R.; BOURDIEU, P. “A Leitura: uma prática cultual. Debate entre Pierre Bourdieu e Roger Chartier.” In: CHARTIER, R. (Org.). Práticas de Leitura. S. Paulo: Estação Liberdade, 1996, p. 229-53.

CHARTIER, R. A ordem dos livros: autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. 2ª ed. Trad. Mary Del Priore. Brasília: UnB, 1998.

CHARTIER, R. Escutar os mortos com os olhos. Estud. Av., S. Paulo, v. 24, n. 69, p. 6-30, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/XXcnm4BDqdhWWbB7bg7GnZC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 mar.2022.

CHARTIER, R. “O Texto entre Autor e Editor”. In: ________. A Aventura do Livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun, 1ª. reed. S. Paulo: Editora da UNESP, 2009, p. 47-73.

GOMES, R. Artistas transformam paredões do bairro do Jaraguá em telas de arte. G1 AL, Maceió, 29.out. 2013. Disponível em: https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/10/artistas-transformam-paredoes-do-bairro-de-jaragua-em-telas-de-arte.html. Acesso em: 30 ago. 2023.

LEITE, P. História contada em um Mural de Brasília. Entrevista com o autor com a ilustradora. Iluminuras, TV Justiça, canal no Youtube, Brasília, 16.jul. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AbmkAzBVkBE&ab_channel=R%C3%A1dioeTVJusti%C3%A7a . Acesso em: 30.ago. 2023.

LIMA, M. Projeto leva livros infantis para muros das ruas de Brasília. Observatório do Terceiro Setor, S. Paulo, 16 jul. 2020. Disponível em: https://observatorio3setor.org.br/noticias/projeto-leva-livros-infantis-para-muros-de-ruas-em-brasilia/. Acesso em: 30 ago. 2023.

SGRIGNELLI, B. Livro de Rua: projeto 'imprime' livros ilustrados em muros de Brasília. Publishnews, S. Paulo, 23.mar. 2023. Disponível em: https://www.publishnews.com.br/materias/2023/03/23/livro-de-rua-projeto-imprime-livros-ilustrados-em-muros-de-brasilia. Acesso em 25.mar. 2023.

VESSONI, E. Projeto leva livros infantojuvenis para os muros das ruas em Brasília. Iniciativas que inspiram. ECOA UOL, S. Paulo, 12.jul. 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/07/12/projeto-leva-livros-infantojuvenis-para-os-muros-das-ruas-em-brasilia.htm. Acesso em 25.mar. 2023.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Edição

Seção

Artigos