Um pio de resistência: conversas faladas, cantadas e ficcionadas nos/dos/com os cotidianos

Autores

Palavras-chave:

Múltiplas linguagens; Grupos de Pesquisa; Narrativasafetos; Ficção

Resumo

Rompendo com a linearidade de uma escrita acadêmica, este artigo surge com o objetivo de pensar as múltiplas linguagens – escritas, sonoras, visuais, digitais, corporais, artísticas e tantas outras – como manifestações legítimas de saber. Para isso, usamos como metodologia a apropriação criativa de um trabalho derivado do X Seminário de Laboratórios e Grupos de Pesquisa, sob o tema “Redes educativas, imagens e sons na produção e circulação de ‘conhecimentosignificações’: conversas entre pesquisas em Educação”, que aconteceu entre os dias 13 e 16 de maio de 2024. Os movimentos dos cotidianos e os movimentos da cibercultura nos possibilitam acionar as conversas como dispositivos para criar narrativas ficcionais daquilo que nos afeta, nossas ‘narrativasafetos’. E, com isso, traçamos uma conversa com o grupo de pesquisa “Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença” (Cunadi), coordenado por Maria da Conceição, e sua criação cotidiana “Professoras em devir: fabulações imagéticas de si, problematizações do feminino e implicações para a docência e para os currículos”, para assim compreender como nossas construções de saber podem nos ajudar a pensar a ciência e a sonhar com outros mundos.

Palavras-chave:  Múltiplas linguagens; Grupos de Pesquisa; Narrativasafetos; Ficção

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Biografia do Autor

RosemarySantos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Rosemary dos Santos é graduada em Letras e Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPed – UERJ). Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso. Professora Associada da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Líder do Grupo de Pesquisa Educiber (Educação e Cibercultura).

Thayra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Thayra Fernandes Pereira é graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPed – UERJ). Bolsista Faperj Nota 10.

 

Letícia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Letícia Aires de Farias é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/Uerj). Mestre em em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas, pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/Uerj). Especialista em Ensino de Química pelo Colégio Pedro II. Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ). Bolsista Qualitec do Centro de Tecnologia Educacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CTE/UERJ).

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Publicado

2025-05-09

Edição

Seção

dossiê: Experimentações com palavras, imagens e sons na pesquisa em Educação - artigos