A representação social do negro em um livro didático de língua portuguesa do 5° ano do ensino fundamental

Autores

  • Cacildo Galdino Ribeiro Universidade Federal de Catalão
  • Natan César Batista Universidade Estadual da Paraíba
  • Juscelino Francisco do Nascimento Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.34112/2317-0972a2023v41n87p49-61

Resumo

objetiva-se analisar a representação social do negro no livro didático de Língua Portuguesa do 5° ano do Ensino Fundamental, observando se as leis que orientam as diretrizes da educação brasileira vislumbram a diversidade étnica do país. Verifica-se o avanço das políticas de elaboração de materiais didáticos em atenção à presença do negro, contudo, abre-se a oportunidade de estudos que envolvam livros didáticos para impulsionar a qualidade das obras distribuídas pelo governo federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natan César Batista, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Letras/Inglês

Juscelino Francisco do Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Professor Adjunto no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros – Universidade Federal do Piauí. Professor Formador do Centro de Educação Aberta e a Distância – Universidade Estadual da Paraíba

Referências

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de.; FERREIRA, Andrea Tereza Brito. Programa nacional do livro didático (PNLD): mudanças nos livros de alfabetização e os usos que os professores fazem desse recurso em sala de aula. Ensaio: Avaliação e Políticas em Educação, v. 27, n. 103, p. 250-270, abr./jun. 2019.

BRASIL, Decreto nº 9.099/2017. Programa Nacional do Livro e do Material Didático, Brasília, 2017

BRASIL, Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2003.

CRISÓSTOMO, Monique Teixeira; ZANON, Sebastião Reis Teixeira; LUQUETTI, Eliana Crispim França. Livro didático e políticas linguísticas: uma reflexão necessária. Rio de Janeiro, 2014.

FREITAS, Ivana Silva. A cor da metáfora: o racismo no livro didático de língua portuguesa. Tese (Mestrado em Letras) – Centro de Ciências Humanas, Artes e Letras– Universidade Federal da Paraíba. Paraíba, p. 206. 2009.

GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Ednilson de. As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnicoraciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Educar em revista. n. 47. UFPR. Paraná, 2013 p. 19-33.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar. 1978.

RIBEIRO, Giselle Rodrigues; MENEGASSI, Renilson José. O negro e sua representação no livro didático de língua. Revista Travessias, Cascavel, 2008.

SILVA, Ana Célia da. A representação social do negro no livro didático: O que mudou? Por que mudou? Salvador: EDUFBA, 2011.

SILVA, Anatalice Mota da. A inclusão social do negro no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental após a implementação da lei 10.639/03. Monografia apresentada como requisito parcial para a conclusão do Curso de Licenciatura em letras. Faculdade de Letras pela Faculdade de Ciências da Educação e Saúde – FACES – do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, Brasília, 2013.

SILVA, Cicero de Oliveira; SILVA, Elizabeth Gavioli de Oliveira; MARCHETTI, Greta. Aprender juntos: Língua Portuguesa. São Paulo: Edições SM, 2019.

Downloads

Publicado

2024-02-18

Edição

Seção

Artigos