A representação social do negro em um livro didático de língua portuguesa do 5° ano do ensino fundamental
DOI :
https://doi.org/10.34112/2317-0972a2023v41n87p49-61Résumé
objetiva-se analisar a representação social do negro no livro didático de Língua Portuguesa do 5° ano do Ensino Fundamental, observando se as leis que orientam as diretrizes da educação brasileira vislumbram a diversidade étnica do país. Verifica-se o avanço das políticas de elaboração de materiais didáticos em atenção à presença do negro, contudo, abre-se a oportunidade de estudos que envolvam livros didáticos para impulsionar a qualidade das obras distribuídas pelo governo federal.
Téléchargements
Références
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de.; FERREIRA, Andrea Tereza Brito. Programa nacional do livro didático (PNLD): mudanças nos livros de alfabetização e os usos que os professores fazem desse recurso em sala de aula. Ensaio: Avaliação e Políticas em Educação, v. 27, n. 103, p. 250-270, abr./jun. 2019.
BRASIL, Decreto nº 9.099/2017. Programa Nacional do Livro e do Material Didático, Brasília, 2017
BRASIL, Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2003.
CRISÓSTOMO, Monique Teixeira; ZANON, Sebastião Reis Teixeira; LUQUETTI, Eliana Crispim França. Livro didático e políticas linguísticas: uma reflexão necessária. Rio de Janeiro, 2014.
FREITAS, Ivana Silva. A cor da metáfora: o racismo no livro didático de língua portuguesa. Tese (Mestrado em Letras) – Centro de Ciências Humanas, Artes e Letras– Universidade Federal da Paraíba. Paraíba, p. 206. 2009.
GOMES, Nilma Lino; JESUS, Rodrigo Ednilson de. As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnicoraciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003: desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Educar em revista. n. 47. UFPR. Paraná, 2013 p. 19-33.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar. 1978.
RIBEIRO, Giselle Rodrigues; MENEGASSI, Renilson José. O negro e sua representação no livro didático de língua. Revista Travessias, Cascavel, 2008.
SILVA, Ana Célia da. A representação social do negro no livro didático: O que mudou? Por que mudou? Salvador: EDUFBA, 2011.
SILVA, Anatalice Mota da. A inclusão social do negro no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental após a implementação da lei 10.639/03. Monografia apresentada como requisito parcial para a conclusão do Curso de Licenciatura em letras. Faculdade de Letras pela Faculdade de Ciências da Educação e Saúde – FACES – do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, Brasília, 2013.
SILVA, Cicero de Oliveira; SILVA, Elizabeth Gavioli de Oliveira; MARCHETTI, Greta. Aprender juntos: Língua Portuguesa. São Paulo: Edições SM, 2019.